Tragédia no Centro: Mais um Retrato da Realidade Brasileira
  
Escrito por: Mauricio 28-01-2012 Visto: 1072 vezes

Todos já viram imagens, fotografias, notícias, reportagens e vídeos do desabamento de três prédios no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Talvez palavras não sejam mais necessárias, mas, de qualquer forma, darei uma opinião sobre esta tragédia.
Ainda assim, de que vale qualquer palavra para todos os que morreram? Não servirá de consolo saber que este é mais um retrato do descaso, da falta de fiscalização dos responsáveis oficiais! Não trarão de volta, vivos, os que pereceram em mais uma patente ausência de respeito à lei por parte dos que fizeram obras nos edifícios que desmoronaram!
Quem serão os culpados pela tragédia? Como sempre, digo que somos todos nós, todos os que viram as obras sendo feitas e não se manifestaram, os órgãos públicos e de classe que não impediram as modificaçôes nos prédios e os que fizeram as obras ao “arrepio” da lei!
A culpa, como em tudo que acontece no Brasil, é da não atuação do poder público e do completo e total desrespeito particular pela própria vida e dos outros!
Só cresceremos como nação no dia em que tomarmos consciência de nossa verdadeira responsabilidade como cidadãos em respeitar a lei em todos os momentos!
Infelizmente, temos que viver - na sua quase maioria - em nossas pobres e maltratadas cidades brasileiras governadas por nossos incompetentes, ineficientes, corruptos e inúteis “administradores”, que não serviriam para tomar conta de uma simples creche, muito menos de uma cidade, de um Estado ou de um país!
Por fim, quero dizer como na Constituição de Capistrano de Abreu: “Artigo único: Todo brasileiro tem o dever de ter vergonha na cara. Parágrafo único: Revoguem-se as disposiçôes em contrário”.

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

00003.144.151.106