Warning: Missing argument 2 for ArticlesData::GetArticles(), called in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/modules/articles/articles.php on line 280 and defined in /home/fintesp/domains/fintesp.com.br/public_html/core/common/ArticlesData.class.php on line 106
TJ-RJ:Gratuidade de justiça não se aplica nos casos de litigância de má-fé.
  
Escrito por: Mauricio 17-61-1327 Visto: 690 vezes

Notícia extraída do site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro:

“Gratuidade de justiça não se aplica nos casos de litigância de má-fé
Notícia publicada em 23/01/2012 14:53

A 7Ş Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio entendeu que a lei de assistência judiciária gratuita (Lei 1.060/50) é inaplicável quando houver litigância de má-fé por parte do postulante do benefício. A decisão ocorreu no processo movido contra o Ponto Frio em que a autora, beneficiária da gratuidade de justiça, pedia indenização, a título de danos morais, por ter seu nome negativado. No entanto, foi descoberto que ela realmente é devedora.
Segundo o relator do processo, desembargador Luciano Rinaldi,“o litigante de má-fé não pode ser favorecido com os benefícios da gratuidade de justiça, devendo arcar com o pagamento de todos os ônus sucumbenciais, e não apenas a multa por litigância de má-fé”.
Os desembargadores da 7Ş Câmara Cível, por unanimidade, acompanharam o voto do relator e condenaram a autora, Vera da Silva, a pagar, além da multa por litigância de má-fé, os honorários do advogado da empresa, reformando de ofício a sentença para afastar a gratuidade de justiça anteriormente deferida a ela.
“Como antes mencionado, a jurisprudência atual informa que a pena por litigância de má-fé não está inserida no rol de isençôes previsto no art. 3° da Lei 1.060/50. Todavia, e ressalvadas as respeitáveis posiçôes contrárias, penso que o postulante inescrupuloso, que atua no processo de forma desleal, não pode ser premiado com qualquer benesse processual, como a isenção dos ônus sucumbenciais. Acredito que esse posicionamento deve ser revisto, como forma de desestimular o ajuizamento de açôes irresponsáveis e aventureiras, praticamente a risco zero”, destacou o magistrado.
N° do processo: 0207592-60.2010.8.19.0001”

*Mauricio Miranda.
**Imagem extraída do Google.

FACEBOOK

000018.234.55.154